sábado, 7 de julho de 2012

Pós Imediato.


E aí que já rolou, já fazem três dias inteiros e eu tenho me saído melhor do que imaginei!

No dia da internação, minha calma era apenas externa. Por dentro existia um furação prestes a entrar em erupção! Entrei no quarto e já vieram duas enfermeiras. Uma para checar pressão e confirmar alguns dados, e outra para me dar o avental cirúrgico e o remedinho "derruba leão", menos de 40min depois disso eu já estava dentro do centro cirúrgico e a última coisa que me lembro são das pessoas se apresentando e um deles me pedindo para levantar um pouco para abrir o avental e eu esticar os braços, para me amarrarem... Depois disso, só breu!

Já na salinha de recuperação, onde a gente fica esperando o efeito da anestesia passar, eu acordei beeeeeeeeeeeeem desesperada. Pisciana e carente que sou, ficar sozinha enquanto tenho que esperar por alguma noticia pra saber se ali é mesmo a salinha de recuperação ou o céu não é muito agradável. Logo quando uma enfermeira veio, já pedi pra me levarem pro quarto: "Eu tô bem, não gosto de ficar sozinha, me leva lá, vai...", meu médico também passou e disse que foi tudo muito bem. Que a cirurgia havia sido ótima e que assim que possível, para eu começar a caminhar.
Tudo tranquilo! Eu estava meio mole ainda, e cochilava direto... A única coisa realmente incomoda, era aquela sonda que ficava na minha veia, me dando soro e as medicações. Nem a barriga, que tinha curativos e pontos era tão chatinha! Talvez o meu pavor de agulhas... Enfim, passou a noite, eu já estava caminhando, fiz o tal do respiron algumas vezes, e lá pelas 11horas - ou mais - o Dr. Thales chegou. Apertou minha barriga, e para meu espanto eu não senti nadinha! Me disse para fazer o respiron para ele ver, perguntou como eu estava tomando os líquidos e já aí levei uma "bronca de leve" por não ter lido com mais atenção, estava tomando em tempo errado e ele já disse que isso é de extrema importância para a minha recuperação, e já logo tive alta.
Andar de carro foi um pouco tenso também, já que as ruas de São Paulo não são as mais bem asfaltadas do  mundo, né? Mas nada muito traumático, só precisava prestar atenção!

Já em casa, continuei a fazer o respiron (que deve ser feito a cada 2horas) e a caminhar (uma hora por dia, divididas em 4x), tomei banho e foi uma verdadeira tortura ficar com o dreno. Chato, inconveniente, feio e nojento! Dormir a noite foi terrível. Me deitava e achar uma posição legal parecia impossível, até eu me "sentar" e conseguir dormir normalmente.
No dia seguinte, acordei cedo, tomei banho, fiz curativos, coloquei a meia anti trombose (que é um terror de difícil para colocar!!!) e comecei a andar enquanto esperava meu pai almoçar para irmos ao consultório retirar o dreno. No caminho de ida, mais uma guerra com as ruas de SP, mas ainda sim, melhor do que na primeira vez. Dessa vez na sala de espera eram várias as pessoas simpáticas e afim de falar. Geralmente tá todo mundo bem quieto e querendo zero de papo. Alí tinham um homem que em outubro faz dois anos de operado e emagreceu 84kg(!!!), e uma menina, que havia operado na sexta-feira e ao que parece não estava se dando muito bem, pois sempre vomitava e o que os médicos dizem é: "vomitou, ligou! nem pensar de vomitar e achar normal!". Entrei no consultório, já deitei na cama, ele pediu para eu respirar fundo e rolou uma ardência leve. TCHARÃ! Dreno retirado. Como disse ao Dr. Thales, sou cagona, então, tirar o dreno seria uma experiencia quase que cirúrgica. Para falar a verdade, nem senti  a retirada, foi tudo muito tranquilo, e os médicos geralmente sabem passar calma. Para voltar eu já fui no banco da frente, tomando um gole de água de 3 em 3 minutos, o que não é tarefa muito fácil. 

Devo confessar que reluto um pouco em andar na rua. Como tenho que tomar esses goles de líquidos, e usar a meia, as pessoas olham como se eu fosse uma doente em estado terminal. Mas ainda estou aprendendo a lidar com isso, afinal, logo logo terei que lidar com os comentário de "nossa, como você emagreceu! fez o que?". Apesar de não gostar de ser o centro das atenções, agora vai ser um pouco inevitável.
Daqui um mês tenho retorno com o Dr. e enquanto isso me mantenho disciplinada com as goladas, caminhadas, respiradas e toda aquela maratona de remédios que temos que tomar.
Quanto aos remédios, procuro me manter bem disciplinada também. São NOVE remédios de uso continuo por 3, 60 e 90 dias. E outro que é a injeção de Citoneurin, que deve ser tomada a cada 20 dias e são  6  as doses. Essa arde, dói, você xinga a mãe do Papa sem medo de ser pecador, mas só na hora também, e isso depende de pessoa pra pessoa, pra mim, é beeeeeem dolorido! hahahaha. 
Seeeeeeeeeeem contar que se você não evacuar por dois dias seguidos, tem o supositório.
Já que é pra contar o que acontece, que compartilhemos até os detalhes sórdidos, não? 

Semana que vem eu posto falando mais sobre a dieta liquida restrita e completa, que eu começo na próxima quarta-feira, e de como tem sido, os kgs perdidos e etc...

Até já! =*

7 comentários:

  1. Vc ta se saindo bem e vai conseguir!

    Força GIiiiii!

    ResponderExcluir
  2. Morrendo de orgulho da minha uvinha!!!
    Comida sólida entra quando, hein? Esse lance de beber líquido de 3 em 3 minutos deve ser um saquinho mesmo!

    Aiiiiiin, minha uvinha que já é linda vai ficar uma tchutchuca!

    Ps.: E fome? Sente muita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comida sólida mesmo, do tipo arroz, feijão e um pedação de bife? Daqui um ano!!! HAHAHAHAAH
      Semana que vem começo a tomar yorgute light batido e coado...
      E sinto nadica de fome. as vezes rola uma fraquezinha e tal, mas é só sentar e respirar fundo que passa.

      Excluir
  3. 1 anoooooooooo? Porran... De fato, tem que ser muito guerreira!
    Tô morrendo de orgulho da minha uvinha (2)

    ResponderExcluir
  4. Oi amei seu blog, vc é bem detalhista e divertida pra escrever, tenho um mas está abandonado, acho que vou voltar a escrever nele também é bom dividir nossas experiencias.As suas estão sendo muito úteis pra mim já que estou prestes a a passar por isso muito dentro em breve!
    Parabéns pra vc, td de bom e força aí viu!?
    Beijos,
    Mary, Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Fará a cirurgia quando? Conta um pouco da sua história! :)

      Beijão! =*

      Excluir