segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Olhar pra dentro é fundamental.


O ser humano é extremamente influenciável, principalmente quando passando por grandes mudanças. Qualquer fala um pouco mais tendenciosa nos faz ficar em "check" com coisas que antes nos eram tão certas.
É preciso cuidado ao determinar  que será absorvido, e deixar o que ainda não te serve guardado no nosso bauzinho interno, resgatando apenas quando for necessário. Não é preciso deletar toda informação, mas sim filtra-la.
Para quem passa por uma cirurgia como a bariátrica esse exercício de filtração precisa ser praticado frequentemente, assim como a paciência.
Falando por mim, é um gigante processo de reconhecimento, de (re)aceitação e auto-conhecimento. Passo a me perceber mais, me compreender, e é quase como uma segunda adolescência.
Você entra em conflitos com você mesma e bloqueia muitas coisas que não são necessariamente bloqueáveis.
Eu, por exemplo, não entendi, até pouquíssimo tempo atrás, que o que está mudando é o meu corpo, minha personalidade e preferencias não precisam mudar também. Eu achava que essa mudança tinha que ocorrer também por dentro, principalmente por coisas que me foram ditas.
Acreditei que todos os meus conceitos deveriam mudar também, e por não querer que algumas mudanças (de gostos, gestos e sentimentos) mudassem, entrei em conflito interno que pode bem ser considerado uma terceira guerra mundial.

O que eu quero dizer é: prestem muita atenção ao que lhes é dito e o que deve ou não ser absorvido. Prestem atenção em seus sentimentos e reações.
Olhar pra dentro, deixando de lado qualquer informação extra - fazendo o tal do filtro!, sem esquecer que ao seu redor estão aqueles que te amam e apoiam.

Até a próxima!
=*

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Aponta pra fé e rema..."


E teve retorno com a nutricionista e com o Dr. Thales essa semana, na segunda. Tudo ok, conforme o esperado. Já se foram 26kgs e eu, fisicamente, estou ótima. Uma cirurgia dessa não tem apenas um efeito físico  mas principalmente psicológico. É uma mistura de novas sensações e (re)descobrimentos que é extremamente necessário o acompanhamento com um terapeuta MESMO. Eu mesma, se não estivesse fazendo um acompanhamento com certeza já teria cortado os pulsos.

Enquanto gordinhos nós perdemos toda a noção do que realmente somos, passamos a usar de uma mascara, seja ela a do engraçado da turma, ou a do mau humorado. Extremamente normal e compreensível. Nada mais do que uma auto-preservação que aprendemos ser necessário. Daí vai você, faz uma cirurgia que te passa de uma condição física para outra totalmente diferente em pouquíssimo tempo, todos os olhares passam a se virar para você, coisa que antes era de extremo repudio. Você não sabe se gosta disso ou não, afinal tudo que é novo é de tremer as bases. De qualquer forma, foi uma escolha sua, e você DEVE aprender a lidar com isso caso queira passar a ter uma vida normal.

Enfim, já posso tomar remédios em forma de comprimidos (minhas cólicas agradecem!!!!) e a dieta está bem mais fácil de lidar. A Dra. Sandra me contou que temos até 1 ano e 8 meses para chegar ao nosso peso após a cirurgia. Fiquei feliz de perceber que já se foram 20% do meu peso inicial e que de 42,81% de IMC, já estou com 34%, o que me tira da Obesidade Mórbida e me deixa na Obesidade, "apenas"

Essa semana também comprei minha primeira calça pós cirurgia e já se foram 6 números. Apesar de alguns pesares, os benefícios são bem maiores do que qualquer ônus ocasional.

No próximo post conto da nova dieta.

Até já! =**