terça-feira, 26 de junho de 2012

Manual do Paciente - questionário

Aqui vão as primeiras 20 perguntas e suas respostas do Manual que falei no post anterior. Amanhã posto as últimas. Lembrando que esse questionário foi formulado e suas respostas são baseadas no processo e tratamento que a Clínica Gastro Obeso Center tem como procedimento.

1. O que é obesidade?
Obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de gordura no organismo com conseguente aumento de peso. É considerado obeso o indivíduo com o IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 30.
2. O que é IMC? 
IMC significa "índice de massa corporal" e é um dos indicadores de obesidade. Serve como parâmetro para recomendação do tipo de tratamento.
3. O que são comorbidades? 
São doenças associadas à obesidade.
4. Quais os tratamentos para a obesidade? 
Existem tratamentos clínicos e tratamentos cirúrgicos. Os tratamentos cirúrgicos são  indicados quando o tratamento clínico não traz o resultado esperado.
5. Quando operar?
Quando o tratamento clínico não gerar os resultados esperados ou quando houver intolerância às medicações utilizadas para emagrecer.
6.Quais os tipos de cirurgia e qual o mais indicado no meu caso?
Existem cirurgias para quem costuma comer em grandes quantidade, que são as cirurgias restritivas, nas quais preocupa-se em diminuir o volume (tamanho) do estômago. Existem cirurgias para quem tem problemas metabólicos (diabetes, síndromes metabólicas, como por exemplo: colesterol e triglicérides alterados,  cintura maior que o quadril, e resistência à insulina), em que preocupa-se mais com o desvio intestinal. Para aqueles pacientes que preferem doces e carboidratos, pode-se combinar técnicas de redução de estômago com as de desvio intestinal. De qualquer forma, é necessária uma avaliação de cada paciente para se decidir o tipo de cirurgia adequado.
7. Posso operar mesmo com IMC abaixo de 35?
Sim, porém cada caso deve ser avaliado separadamente.
8. Quais as complicações que posso ter?
As complicações que podem ocorrer são semelhantes a qualquer procedimento cirúrgico: trombose, sangramento, infecção entre outras. Entretanto, fazemos profilaxia e tomamos todos os cuidados para que não ocorram complicações.
9. Qual a importância da equipe multidisciplinar? 
A equipe multidisciplinar é de fundamental importância para o bom resultado do tratamento, tanto no pré como no pós-operatório. Além disso, toda equipe coloca-se a disposição para tirar dúvidas.
10. O que é fístula?
É um escape (vazamento) na cirurgia. Os líquidos ingeridos acabam saindo pelos grampos, exteriorizando-se pelo dreno ou pela cavidade abdominal, causando dor e febre. O tratamento é realizado com jejum, ingestão de antibióticos e, em alguns casos, dieta por sonda. Nos casos mais graves, o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia para limpeza do vazamento e fechamento do orifício para que ocorra a cicatrização.
11. Posso ter fístula depois de 2 anos de cirurgia?
Uma vez que o estômago cicatrize não pode mais ocorrer fístula.
12. Como enfrentar a dieta do pós-operatório? 
A dieta no pós-operatório é obrigatória. Para enfrentá-,a, é muito importante a ajuda da psicóloga e da nutricionista. Quem não segue a dieta para a qual é orientado pode ter complicações e, até mesmo, sofrer risco de vida.
13. Como cuidar do corte no pós-operatório?
O ideal é deixar o corte sem curativo, lavar com sabonete anti-séptico, manter a área seca e passar spray de merthiolate. No orifício do dreno, após a retirada, recomenda-se mantê-lo coberto com curativo até parar de sair secreção
14. Quando posso fazer ginástica, ter relação sexual, pegar peso, subir escada e dirigir?

  • Hidroginástica - 20 dias;
  • Ginástica aeróbica - 30 dias;
  • Musculação - 40 dias;
  • Relação sexual - 10 dias;
  • Dirigir - 10 dias;
  • Subir escadas- logo que chegar em casa, desde que seja devagar;
  • Segurar bebê no colo - depois de 20 dias. 
15. Posso mascar chiclete e chupar bala? 
Pode. Mas deve ser diet - sem açúcar.
16. Posso pintar o cabelo?
Logo após o procedimento cirúrgico, orientamos o uso de shampoo tonalizante, pois ele é menos agressivo. Após 6 meses de cirurgia, se não apresentar queda de cabelo, poderá retornar à coloração normal.
17. É normal vomitar?
Não. O paciente que vomita é aquele que não se adaptou à cirurgia ou teve algum problema e deve passar em consulta para avaliação.
18. Queda de cabelo é normal? 
Não. Se o paciente começar a ter queda de cabelo, dele passar com a nutricionista para avaliar a alimentação e tomar vitaminas.
19.O que é dumping?
A síndrome de dumping ou esvaziamento rápido é causada pela ingestão de açúcar ou de alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata e massas. Ocorre devido à chegada muito rápida do açúcar ao intestino e às mudanças no trânsito alimentar causadas pela cirurgia. Essa concentração repentina de açúcar faz com que o intestino absorva água do organismo para diluir este açúcar, podendo provocar sintomas como: sudorese, tremor, visão turva, sensação de desmaio, cólicas abdominais e diarreia, seguidas de intensa fraqueza.
20. Porque tenho hipoglicemia? 
Geralmente, a hipoglicemia ocorre pela ingestão de açúcar, doces e carboidratos (como pães e massas). É comum as pessoas pensarem que quando estão com hipoglicemia, vão melhorar se comerem um doce. Pelo contrário, isso pode piorar as crises. 
Nesses casos, o açúcar costuma comportar-se em picos, fazendo hiperglicemia logo após a ingestão e, pouco depois, voltando à hipoglicemia, piorando cada vez mais. A solução para esse problema é tirar o açúcar e os doces do cardápio e substituí-los por proteína animal e frutas, pois elas mantêm a glicemia estável por mais tempo. A hipoglicemia é um quadro grave, podendo causar desmaios e até mesmo convulsões. Por isso, o paciente tem que se preocupar em ter uma alimentação adequada. 



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Adiamento e o ócio embutido.

Pois é! Minha cirurgia foi adiada em três semanas! Meu médico precisou ir a um congresso e foi logo no dia da minha cirurgia, agora, ela está marcada para o dia 05/07.
Confesso que no dia perdi a cabeça, fiz meu celular voar, e meu humor ficou lá no chão.
Eu adiantei todo o meu trabalho, fazendo um esforço insano de corrigir lições e entregar tudo no dia seguinte, coisa que antes eu tinha pelo menos um dia de "folga" pra isso. Se for pensar bem, não muda muita coisa, já que estou de férias da faculdade, e agora do trabalho, o que muda é o ócio que me foi embutido. Se a cirurgia tivesse sido ontem, eu não teria tempo algum para pensar, mas agora, tenho umas duas semanas de puro tempo ocioso para pensar, mirabolar e criar expectativas. Ontem recebi um "Manual do Paciente e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Relativo a Cirurgia Bariátrica." com todas as informações que eu já sabia e outras novas, tipos de cirurgia e três páginas de termos de consentimento. Com o tempo que agora que tenho de sobra, vou postando aqui algumas coisas desse Manual, que é extremamente explicativo.

Até Já!
=*